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Tela: PlanoDeContas.html 
Atualizada em 09/08/2012 por Diego Phillipe


Plano de Contas 

O NEW Finance V10 apresenta um banco de dados especial para gestão de finanças pessoais que inclui um plano de contas padrão, utilizando as classificações de despesas utilizados pelo IBGE.

 Para controlar suas finanças pessoais, você tem essa nova facilidade: basta abrir o banco de dados padrão, cadastrar suas contas e já começar a fazer seus lançamentos.

Uma das mais importantes tarefas no NEW Finance é a construção de um Plano de Contas que espelhe a realidade do seu negócio ou atividade. 

Consulte os arquivos JURIxxxx.FIN e FISIxxxx.FIN que apresentam duas sugestões de planos de contas, onde xxxx é o número da sua versão do software (Ex.: Finance V10, terá o arquivo juriV10.fin)

Através da guia Cadastros grupo Classificação botão Plano de Contas têm-se acesso a Janela do Plano de Contas (Através de botões na janela de lançamentos em Conta Corrente, Contas a Pagar e a Receber também é possível ter acesso ao Plano de Contas)

Criando um Plano de Contas: 

O Plano de Contas visa a classificar todos os tipos de Despesas e Receitas que possam existir em sua atividade. Na guia Cadastros, grupo Classificação botão Plano de Contas, selecione a palavra Despesa (para selecionar basta clicar em cima da mesma). Clique no botão Inserir no canto inferior à direita e na tela que aparecer digite em Nome da Conta o tipo de despesa (por exemplo Água). O campo Descrição da Conta serve para digitar alguma informação extra sobre esta conta. Para criar outro tipo de Despesa, clique Inserir novamente e digite em Nome da Conta outro tipo (Luz por exemplo). E assim por diante até você criar todas as despesas. As contas também podem ser criadas em sub-níveis. 

Para criar itens de Receitas selecione a palavra Receita, clique no botão Inserir e digite em Nome da Conta o nome desejado (por exemplo Vendas). Para criar outro tipo de Receita clicar em Inserir novamente e digitar em Nome da Conta outro tipo (Serviços por exemplo) e assim por diante. 

Sub-Níveis 

O detalhamento do Plano de Contas pode ser feito em vários níveis. Para criar sub-níveis selecione a conta Mãe e depois clique em Inserir e digite o nome do novo tipo. 

Para remover uma conta, basta selecioná-la e clicar no botão Remover. Mas atenção, ao remover uma conta do seu Plano de Contas todas as referências a ela em suas transações não serão removidas. Para editar uma conta utilize o botão Editar, neste caso você terá como alternativa alterar todos os lançamentos em suas contas correntes para terem o novo nome informado.

Na figura abaixo podemos visualizar o Plano de Contas utilizado no arquivo exemplo:

Observações: Caso você prefira o Plano de Contas também pode ser feito utilizando números, conforme exemplo na figura abaixo. A vantagem desta opção é a ordenação por números quando da seleção dos dados nos lançamentos em conta corrente, a pagar ou a receber (figura a direita).

                     

 


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