<< Voltar

Tela: Calendario_Financeiro.html 
Atualizado em 11/12/2010 por Emerson

 
Calendário Financeiro

O Calendário Financeiro é acessado através da Guia Analisar\Grupo Indices, ele permite o cálculo de dias úteis e corridos e a determinação de rentabilidade entre datas. Ao se chamar a janela do Calendário Financeiro, este aparecerá com a data presente. A seguir, descreve-se os campos disponíveis nesta janela. 



Anotações: permite tomar notas sobre investimentos e/ou vencimentos de aplicações da mesma forma que você faria em um papel, mas, agora sem correr o risco de perder suas anotações. As anotações são gravadas no arquivo CALENDAR.MDB. 

Dias Entre Datas: permite o cálculo de datas, dias corridos ou dias úteis com o fornecimento de quaisquer dois dos quatro dados. 

Rentabilidade:O cálculo da rentabilidade só poderá ser feito com o cálculo dos dias entre datas concluído. Qualquer uma das taxas pode ser fornecida para que as demais possam ser calculadas. 

Algumas considerações : A taxa por dia útil considera o número de dias úteis entre as datas . A taxa por dia corrido considera o número de dias corridos entre as datas. A taxa mensal leva em conta a taxa por dia corrido considerando-se um mês de 30 dias e a taxa anual leva em conta a taxa por dia corrido (um ano com 360 dias). 

Os botões Apagar nas duas seções servem para limpar os campos e permitir novos cálculos. 

As datas podem ser selecionadas com o mouse clicando-se sobre elas no Calendário à direita na Janela. A alteração da cidade, mês ou ano pode ser feita através das caixas de seleção que se encontram no canto superior direito. Os feriados no mês também são mostrados logo abaixo do calendário. 

O botão Feriados permite a visualização dos feriados nacionais (não podem ser alterados por você) e municipais das cidades cadastradas, pode-se ainda inserir novas cidades e seus feriados selecionando o botão NovaCidade/Feriado e removê-las selecionando Remover

O botão Calendário Avançado permite a visualização de uma nova janela, onde são informados os seguintes dados: dias corridos desde o início do ano, dias corridos até o fim do ano; dias úteis desde o início do ano; dias úteis até o fim do ano, número de dias úteis no mês, semana do ano e ainda a data de vencimento de aplicações com 30, 60, 90 e 120 dias contados a partir da data selecionada no Calendário Financeiro. 

OBS.:A alteração da data vigente no Calendário Financeiro faz com que a data no Calendário Avançado seja alterada automaticamente. 

O conceito de dias úteis e dias corridos utilizados pelo Finance é o seguinte: Dias úteis são considerados aqueles em que os bancos se encontram em funcionamento. Para determinar-se o número de dias úteis entre datas, o Finance leva em consideração o número de dias corridos entre as datas menos os sábados, domingos e feriados. 

Feriados Nacionais 

A seguir listamos os feriados nacionais cadastrados para o Brasil e que não podem ser alterados: 

Feriados com datas fixas 
  
Data  Feriado
01/Janeiro  Confraternização Universal
21/Abril Tiradentes
01/Maio Trabalho
07/Setembro Independência
12/Outubro Padroeira do Brasil
02/Novembro Finados
15/Novembro Proclamação da República
25/Dezembro Natal

Feriados variáveis 

Dia da Semana Feriado
2a. Feira Carnaval  Carnaval
3a. Feira Carnaval  Carnaval
4a. Feira Cinzas (*)  Cinzas
6a. Feira Paixão  Paixão
Domingo Páscoa (*)  Páscoa
Variável Corpus Christi  Corpus Christi

(*) Estes feriados não tem influência sobre o cálculo de dias úteis uma vez que na 4a. Feira de Cinzas existe expediente bancário no período da tarde e a Páscoa é sempre em um domingo. 

Feriados Municipais 

Os feriados municipais poderão ser cadastrados e alterados. Caso algum feriado passe a existir ou deixe de existir, você deverá utilizar a opção novo na Janela de Feriados. Ao cadastrar um novo feriado, você deverá informar os seguintes dados: 

Cidade, País, Descrição, Dia e Mês do ano em que ele acontece. Caso sua cidade não esteja listada nas cidades pré-cadastradas do Finance, basta inserir o nome da cidade na caixa de seleção. 

A seguir listamos os feriados em algumas das capitais brasileiras que já se encontram cadastrados no Finance: 

Belém do Pará 

Data Feriado
24/Outubro Ré-Círio
08/Dezembro Imaculada Conceição

Belo Horizonte

Data Feriado
15/Agosto Assunção de Nossa Senhora
08/Dezembro Imaculada Conceição

Brasília 

Data Feriado
08/Dezembro Imaculada Conceição

Porto Alegre 

Data  Feriado
02/Fevereiro Nossa Senhora dos Navegantes
20/Setembro Farroupilha

Recife 

Data  Feriado
24/Junho São Jõao

Rio de Janeiro 

Data Feriado
20/Janeiro São Sebastião

Salvador 

Data Feriado
24/Junho São João

São Paulo 

Data Feriado
25/Janeiro Aniversário da Cidade

Usando o Calendário Financeiro 

A seguir apresentamos um exemplo onde é demonstrada a utilização do Calendário Financeiro. 

Exemplo: Uma empresa, localizada em Belo Horizonte, deseja fazer um investimento no dia 10/01/2011 e resgatar no dia 10/02/2011. O Banco oferece para este período uma taxa de 5,3%. A inflação prevista para o mês de Janeiro/2011 é de 6% e no mês de Fevereiro/2011 de 4,5%. A empresa está fazendo um bom ou mau negócio? 

Inicialmente, vamos calcular o número de dias úteis e corridos entre as duas datas. Utilizando o mouse e o calendário ou digitando as datas, encontramos 23 dias úteis e 31 dias corridos entre as datas. Inserindo a taxa no período de 5,3% encontramos uma taxa equivalente por dia útil de 0,224788% , de 0,166730% por dia corrido e  uma taxa mensal de 5,124726%. 

Chegamos a conclusão que a taxa oferecida é inferior à inflação no mês de Janeiro e superior no mês de Fevereiro.


<< Voltar